Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
quarta-feira, maio 04, 2005
Der Untergang


Mais um filme sobre a 2a Guerra Mundial. Mas, ao contrário do que estamos habituados, aqui fala-se alemão.

Centrado nos últimos doze dias de vida do Führer, Adolf Hitler, este é o polémico filme que mostra o lider Nazi como um ser humano. A minha questão é: esperavam que ele fosse uma máquina?

Esta é capaz de ser das mais fiéis caracterizações a Hitler alguma vez feitas. Sem ser tendêncioso, Der Untergang, mostra o homem, capaz de chorar, de nutrir amor por outro ser, vulnerável ás doenças, tal como nós. E foi isso que mais me impressionou, como foi um ser humano, e não um bicho ou um monstro, como se percepciona, a cometer crimes tão horrendos durante a guerra. Mas, se Hitler era uma pessoa, estava longe de ser uma pessoa normal. Consumido pela doença de Parkinson e à beira da loucura, refugia-se num bunker em Berlim aonde acaba por se suicidar para não ter de enfrentar uma derrota.

Bruno Ganz foi a escolha perfeita para encarnar Hitler, o seu desempenho é fenomenal. E não é só nas semelhanças físicas que o actor convence, mas também no empenho físico e mental que depositou no personagem para o tornar mais credível. E o resultado é incrível, apresentado de forma perturbadora.

Ao contrario do que esperava, o filme não abusa do carisma de Bruno Ganz e aposta num género quase documental dos últimos da guerra. As cenas de guerra são tão bem conseguidas como o ambiente claustrofóbico criado no Bunker. Há um contraste entre a dor contida dos personagens nesse espaço e a violência explícita que é mostrada no campo de batalha. É-nos mostrado a realidade dos soldados nazis, divididos entre a confiança cega no seu lider e os que apenas obedeciam por saberem ao que estavam sujeitos se não o fizessem. É curiosa uma cena passada dentro do Bunker aquando da morte do Hitler. Este não permitia que fumassem na sua presença (uma das suas muitas paranóias)e, assim que os guardas sabem que ele estava morto, acendem todos um cigarro. Uma referência simbólica de como Hitler era temido e de como a sua morte veio como um alívio para quem era obrigado a servi-lo na sua missão lunática.

Der Untergang, para além de ser um grande filme, é um escape ás muitas histórias americanas que se fazem sobre a segunda grande guerra e uma oportunidade de conhecermos a outra prespectiva.

A minha classificação é de: 8/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 22:07  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com